Remando corretamente

Todo mundo pensa que o único fator que lhe permite surfar ondas grandes é a decisão, e não ter medo, bem, digamos que estes são fatores importantes quando se trata de ousar surfar uma onda, mas há algo mais que as pessoas ignoram… O remo.

O remo é uma das melhores indicações de que ao aprender a surfar você tem que ter em mente para que o seu desempenho seja bom e você possa competir com os outros no momento da drop. Muitas pessoas veem isso como uma coisa sem sentido, mas tudo tem a sua ciência, e é que remo corretamente você pode ter uma vantagem contra os outros, porque o impulso de uma remada boa é tudo. Quando eu era muito jovem eu comecei a assistir os vídeos de surf de marcas de prestígio, foi a época da década dos anos 90, não entendia a maneira como eles nadaram tão rapidamente e vigorosamente, até que em um vídeo eu percebi a posição em que o braço foi colocado no momento da remada. Quando remo com o braço abaixo da prancha e os dedos juntos eu sabia que tinha descoberto a técnica dos prós, em seguida tente isso na água e para a minha surpresa meu estilo e remada mudou.

As entradas nas seções de  arrebentação foram mais rápidas, minha natação, voltas para a posição de queda foram automáticos e controlados, e o que dizer sobre a concorrência para a captura de uma onda, enquanto meus amigos locais remavam com braços muito abertos, eu remava com o meu braço abaixo da prancha, meus dedos juntos, na hora virei o cara indesejado na Praia, pois a velocidade e fluência na natação, refletiu em mais ondas para surfar e mais diversão.

A evolução do surf e suas técnicas me surpreendem todos os dias, existem programas especiais onde você desenvolve habilidades incríveis com base em posturas corporais acima da prancha, remada, e posição da manobra.

Algumas dicas que podem ajudá-lo, coloque na prática e deixa seu comentário.

Não mexa a cabeça

Isto tem um impacto significativo na velocidade e na eficiência com que você rema, algo que foi provado na natação e é igualmente bom para surfar. O problema é que o movimento da cabeça também é movido para outras partes do corpo e você acaba gerando um maior atrito com a água que faz você ir mais devagar. É por isso que é importante manter a cabeça firme para melhorar a sua remada.

Posição do cotovelo

Desta forma, você reduz a resistência com a água e aumentar a propulsão que você gera em cada remada. Isso é por causa da forma como sua mão entra na água. Você mantém seu cotovelo elevado quando sua mão está próxima a entrar na água isto gera então mais resistência com a água quando você  tem o braço dentro. Desta maneira o braço e a mão atuam junto para gerar mais poder.

Balanços

Quando você rema com um ligeiro balanço do seu corpo, como você faz na natação, você joga seu braço para a frente. Com este ligeiro balançar você evita arrastar seu braço através da água e você vai ter mais força na remada. Além disso, você começa a remar para ser dirigido com o cotovelo e não com a mão.

Espero que isso ajude se você é um atleta competidor, ou se você vive em uma praia com muita multidão, o importante é a remada e aprender técnicas que farão o seu surf mais evolutivo, ALOHA.